REFLEXÕES PARA INÍCIO DE 2024 – VIÉS EMPRENDEDORA.

Comecei o ano com o pé direito, mas ciente e esperançosa, que sim teremos barreiras/desafios que estão por vir, mas vejo nessas sombras excelentes oportunidade de renascer e ressignificar os negócios. Acredito que sim faz sentido a premissa que no Brasil tudo começa após o Carnaval, é uma percepção cultural e social que nos define culturalmente.

E você alguma vez já parou para pensar que só falamos de tendências no começo ou fim do ano? Assim como já condicionamos o início de dietas nas segundas-feiras, o começo de novos projetos em janeiro, também temos deixado para falar de tendências nesse período, as tendências costumam aparecer em datas muitos específicas. No entanto, é no decorrer do ano que o resultado do nosso trabalho acontece, os cenários estão em constante mudanças e o fato de estarmos alinhados a essas mudanças defiram se alcançaremos ou não os resultados estratégicos.

O cenário do mercado brasileiro para 2024 apresenta-se como um campo fértil para empreendedores audaciosos, mas não sem seus desafios intrínsecos.

O mercado brasileiro está cada vez mais receptivo a soluções disruptivas e modelos de negócios escaláveis, especialmente em setores como fintech, edutech e healthtech. No entanto, é vital manter um olho crítico e realista, pois nem toda ideia inovadora se traduz em viabilidade comercial. Para os empreendedores que buscam se destacar, minha recomendação é clara: construam propostas de valor sólidas, aliadas a estratégias de captação de recursos eficientes, e estejam sempre prontos para pivotar e adaptar-se às rápidas mudanças do mercado.

Uma das perspectivas é sobre o crescimento econômico do Brasil. Segundo dados da Agência Brasil, a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 1,52% para 1,59%. A estimativa está no boletim Focus de 08 de janeiro, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.

A análise corrobora com a projeção das Nações Unidas Brasil que aponta a desaceleração do crescimento do PIB de 3,1% em 2023 para 1,6% em 2024, devido aos impactos prolongados das taxas de juros mais altas e da desaceleração da demanda externa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de gestão KPMG, a inflação e as taxas de juros recordes que aumentam os custos para as empresas e consumidores, e a  batalha entre o trabalho remoto e presencial, foram grandes preocupações dos últimos anos, como resultado da pós-pandemia.

Assim como em muitos outros lugares do mundo, o Brasil está passando por um processo de digitalização acelerada em diversos setores. Isso inclui a adoção de tecnologias como IA, IoT (Internet das Coisas), blockchain e análise de big data para melhorar processos, produtos e serviços.

A economia compartilhada, através de plataformas continuam a crescer no Brasil, abrangendo áreas como transporte (Uber, 99), hospedagem (Airbnb) e serviços (Workana, GetNinjas). Essa tendência está mudando a forma como as pessoas consomem e compartilham recursos.

A Sustentabilidade ambiental no Brasil está testemunhando um aumento na demanda por práticas sustentáveis ​​nas empresas, incluindo agricultura sustentável, energia renovável e conservação da Amazônia.

Os serviços financeiros digitais estão passando por uma transformação significativa com o crescimento das fintechs no Brasil, oferecendo serviços financeiros inovadores, como pagamentos digitais, empréstimos peer-to-peer e investimentos automatizados.

A pandemia acelerou a adoção de soluções de saúde digital no Brasil, incluindo telemedicina, aplicativos de saúde e wearables. Essas tecnologias estão mudando a forma como os serviços de saúde são entregues e acessados.

O Brasil está explorando novas fontes de energia, como solar e eólica, além de investir em tecnologias de armazenamento de energia e redes inteligentes para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do setor energético.

Houve um aumento significativo na demanda por educação online no Brasil. Plataformas de e-learning e cursos online estão se tornando cada vez mais populares, tanto para educação formal quanto para o desenvolvimento de habilidades.

2024 começou atropelando e é fundamental que estejamos atentos às tendências emergentes que moldarão a forma de como as organizações atraem e retem talentos.

O business da Staff RH tem match com o cenário desafiador desse tema sensível nas empresas, e penso que o papel do headhunting, caçador de talentos, torna-se cada vez  mais estratégico e “glamouroso”.

Minha sensação é que a tecnologia ao mesmo tempo que é uma grande aliada, também pode ser um problema. Isso porque os inovadores recursos de Inteligência Artificial têm causado grande impacto nos negócios. Segundo dados do estudo “CEO Outlook 2023”, 72% consideram que o investimento em Inteligência Artificial é prioritário. Apesar disso, 81% temem problemas éticos com a falta de regulação sobre o uso da tecnologia.

Junto a tudo isso a experiência do cliente passou de uma mera prioridade e se tornou um fator estratégico para as empresas. As marcas que enfrentam e superam esses desafios não apenas atendem às expectativas, mas também moldam positivamente as percepções dos clientes. Não tenho dúvida que a evolução constante e inovadora na experiência do consumidor é o caminho para o sucesso duradouro nos negócios.

Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel crucial, mas a compreensão das necessidades dos consumidores e a busca pela excelência no atendimento são fundamentais. Destaco a importância de uma escuta ativa, para entender as necessidades dos diferentes perfis de clientes para oferecer experiências alinhadas com suas expectativas. Aí sim aplicar a estratégia eficaz que pode envolver IA, suporte humano, ou uma combinação de ambos.

Como empreendedora acredito que a chave para o sucesso em 2024 será a adaptação ágil e a busca constante por inovação e sustentabilidade.

O mercado é dinâmico e aqueles que conseguirem navegar com habilidade pelos cenários variados estarão bem posicionados para prosperar. Vamos enfrentar o futuro com determinação, visão estratégica e a disposição de superar os desafios que surgirem. O Brasil tem um potencial extraordinário, e juntos podemos construir um futuro mais próspero e cada vez mais sustentável.

As empresas que prosperarão em 2024 serão aquelas que compreendem a importância de equilibrar a IA com conexões humanas, as que investem na excelência do atendimento ao cliente, compreendem os motivadores de compras, fortalecem o suporte digital e que escalem de forma exponencial as conexões humanas.

https://www.linkedin.com/pulse/perspectivas-do-mercado-brasileiro-para-2024-e-desafios-camila-farani-gfsbf/?originalSubdomain=pt

https://www.terra.com.br/economia/5-desafios-que-todos-os-ceos-vao-enfrentar-em-2024,499ab4588ec6c353ac517e8628088988blk1iets.html?utm_source=clipboar

https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/produtos/Tendencias-de-empreendedorismo-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top