Boas Práticas no Hunting de Profissionais de Tecnologia da Informação

Atualmente existem diversas técnicas que podem ser usadas durante o processo de recrutamento para torná-lo mais assertivo e garantir a contratação dos melhores talentos. Uma delas é o hunting, traduzindo do inglês, “caça”. No recrutamento, o termo é utilizado para buscar ativamente o talento ideal, analisando e selecionando o perfil mais adequado às necessidades da empresa/cliente. Essa forma de localizar talentos garante maior qualidade nos perfis selecionados, tanto em hardskills, quanto em softskills.

Ao buscar profissionais de Tecnologia da Informação (TI), é importante seguir algumas boas práticas para garantir que você esteja recrutando as pessoas de forma assertiva:

  • Atuar em parceria e transparência com o cliente. Ou seja, definir claramente os requisitos antes de iniciar o processo de recrutamento, montar uma estratégia junto à empresa/cliente de divulgação da vaga e ter clareza de quais softskills e hardskills, habilidades e experiências, são indispensáveis para a vaga a ser preenchida.
  • Utilizar uma ampla gama de fontes de recrutamento, como LinkedIn, plataformas de emprego online, grupos de discussão, fóruns, feiras e eventos de TI, além de indicações de pessoas colaboradoras atuais e banco de talentos.
  • Desenvolver uma visão crítica e cuidadosa ao analisar os perfis antes mesmo de abordá-los, entendendo “se faz sentido” entrar em contato.
  • Consumir continuamente conteúdos de TI, acompanhar profissionais da área nas redes sociais que contribuem para o enriquecimento e curadoria do conhecimento do profissional que faz o hunting.
  • Desenvolver uma abordagem clara e objetiva, criar uma mensagem atraente, destacando o desafio, detalhes do projeto, modelo de trabalho, se possível o salário e benefícios e modalidade de contratação. Isso ajudará a atrair e engajar o relacionamento com os perfis  qualificados e aumentar as taxas de adesão a respostas e possíveis entrevistas.
  • Fornecer retorno ágil e transparente em dúvidas durante o hunting e no processo de conversão dos profissionais para iniciar o processo seletivo, é fundamental para manter o engajamento das pessoas candidatas.

Hoje, não basta simplesmente divulgar a vaga, mas sim desenvolver a marca empregadora online e offline para atração de talentos. Usar da estratégia de hunting faz com que encontremos perfis mais alinhados com a vaga, pessoas candidatas mais preparadas para o processo seletivo, maior previsibilidade para o funil de recrutamento, otimização de tempo e recursos, e certamente contratações mais bem-sucedidas e felizes.

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